Encontro do Fórum de Ciências Humanas com o Presidente do CNPQ

28/08/2014 07:32

10534205_818780244809502_9011896285655015479_nO Fórum de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas organizou um importante encontro no CNPq, dia 20 de agosto. Foi uma oportunidade de diálogo direto com o presidente do CNPq sobre políticas de Ciência e Tecnologia. A mesa de abertura contou com a Presidente da ABA, Profª. Carmen Rial (Deptº. de Antropologia/UFSC), falando sobre “As publicações nas ciências humanas e sociais”, Gustavo L. Ribeiro, Presidente da ANPOCS falando sobre “A importância das ciências humanas e sociais para o desenvolvimento” além das palestras “Internacionalização das ciências humanas e sociais”, de Mirian Warde e “Políticas de financiamento das ciências humanas e sociais” de Fernanda Antônia Fonseca Sobral.

Entre os resultados do evento, destacamos o fato do presidente do CNPq comprometer-se, na mesa de encerramento, em apoiar a criação de uma Diretoria de Humanas e Sociais no CNPq. Disse apoiar também uma maior equidade de gênero que acabe com a atual pirâmide (onde há uma desproporção de pesquisadoras no topo, entre os PQs 1A e 1B). Além disso, o Presidente do CNPq também se comprometeu em apoiar a elaboração de um código de ética de pesquisa em seres humanos especifico para as Ciências Humanas (hoje há uma série de problemas com os critérios da área de saúde predominando nos procedimentos de autorização e acompanhamento).

Presentes na reunião, além da Profª. Carmen Rial (Deptº. de Antropologia), a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSC, Profª. Joana Maria Pedro (Deptº. de Historia), o  Prof. Décio Krause (Deptº. de Filosofia) e a Profª. Maria Juracy Toneli (Deptº. de Psicologia).