XV encontro estadual de história e II colóquio internacional gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul

09/08/2014 18:28

logo_correto

De 11 a 14 de agosto, o CFH sediará o XV Encontro Estadual de História da ANPUH-SC o II Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul.

Com o título  “1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado”, o encontro da ANPUH-SC terá como tema central a ditadura civil militar no Brasil. Esse também é o tema do Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul, o que justifica a realização conjunta desses eventos, que têm ampliados os eixos de discussão, campos de investigação e recortes temporais e geográficos contemplados no conjunto dos trabalhos.

Alguns destaques da programação:

Segunda- (11/8) – 19h – Auditório da Reitoria
Conferência de Abertura: A Ditadura e as universidades: memória e história, com Rodrigo Patto Sá Motta da  Universidade Federal de Minas Gerais

Terça (12/8) – 19h – Auditório da Reitoria
Mesa-Redonda: Gênero e Repressão nas Ditaduras do Cone Sul, com Flavia Schilling da Universidade de São Paulo
Maria Amélia Teles – Militante e integrante da Comissão da Verdade
Hillary Carroll Hiner – Universidad Diego Portales-Chile
Coordenação: Cristina Scheibe Wolff – Universidade Federal de Santa Catarina
Terça (12/8) – 12h – Auditório da Reitoria
Conversa com a cineasta Tereza Trautman e exibição de seu filme Os homens que eu tive, censurado em 1973.
A segunda edição do Colóquio Internacional é promovida pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História – LEGH/UFSC, com apoio do Instituto de Estudos de Gênero – IEG/UFSC.  O encontro promovido pela ANPUH-SC conta com o apoio do Departamento de História da UFSC (em conjunto com a UDESC), que está à frente de sua organização e realização, e abrigará todas as atividades da programação: conferência de abertura, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, lançamento de publicações, reuniões de Grupos de Trabalho e conferência de encerramento, além da Assembleia Geral Ordinária da ANPUH-Seção SC.

Para informações sobre a programação: