Professor da Sociologia e Ciência Política lança livro sobre democratização da mídia

10/06/2014 23:16

A participação da sociedade civil no processo de democratização da comunicação está no centro dos debates do novo livro do professor Itamar Aguiar, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. A obra 1ª Confecom: os interesses em jogo será lançada nesta quarta-feira, 11 de junho, às 14h, no SESC Cacupé, em Florianópolis, durante a abertura da plenária estadual da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecesc).

Itamar Aguiar discute a importância histórica da primeira Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) para a consolidação da democracia no país, denuncia os interesses que movem a indústria midiática e aponta caminhos para a superação do modelo vigente.

Além de documentos, depoimentos e análises, o autor apresenta dados sobre os gastos com publicidade oficial pelos governos federal e dos estados de São Paulo e Santa Catarina, interpretando os interesses políticos e econômicos na distribuição das verbas aos veículos de comunicação. Revela-se, por exemplo, que, em Santa Catarina, os gastos com propaganda foram superiores aos investimentos em áreas sociais, e que, apesar do discurso da descentralização, a verba publicitária continuou concentrada nos grandes meios de comunicação.

Mais informações:

Professor Itamar Aguiar
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.
Fone do autor: (48) 3721-9250 e 9172-4505

Moacir Loth / Jornalista da Agecom / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. 

(Do site da AGECOM – Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC)