Oriente Médio é o tema da segunda atividade de abertura do semestre no CFH

25/03/2014 10:58

“Oriente médio em ebulição: Reflexo de um século de atuação efetiva do Ocidente” é o tema da atividade de recepção dos calouros desta terça, 25 de março, no auditório do CFH, com a palestra do professor Renato Costa, do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Pampa (UNIPAMPA). O evento, que faz parte da quinta edição do Festival Sul-Americano de Cultura Árabe, realizado em 17 cidades brasileiras, foi organizado pela professora Aline Dias da Silveira, coordenadora do Curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pela professora Liane Chipollino Aseff, da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (Bibliaspa).

A palestra irá abordar temas contemporâneos do Oriente Médio, como a relação entre o Irã e os Estados Unidos, os conflitos na Palestina, além de temas históricos como a influência de países como França e Grã-Bretanha para atual diretriz do Oriente. Uma mesa de discussões ocorrerá após a apresentação, e contará com a participação de: Márcio Roberto Voigt, docente de Relações Internacionais do Departamento de História da UFSC, e Khader Othman, representante da comunidade árabe de Florianópolis. A mediação será feita pela professora Luciana Rassier, do Departamento de Literatura da UFSC.

Sobre o Festival Sul-Americano de Cultura Árabe

Mais de 150 atrações gratuitas entre exposições, apresentações musicais, de filmes e oficinas culturais estarão no 5º Festival Sul-Americano de Cultura Árabe (SACA), que começou na terça-feira, 18 de março, em 17 cidades brasileiras e no exterior. O evento é promovido pela Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (Bibliaspa), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O festival é realizado desde 2010, sempre entre os dias 18 e 31 de março para comemorar a imigração árabe no Brasil, celebrada em 25 de março.

Serviço

Palestra: Oriente médio em ebulição – Reflexo de um século de atuação efetiva do Ocidente

Quando: Dia 25/03/14

Local: auditório do Centro de Filosofias e Ciências Humanas- CFH/UFSC

Informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.