O golpe militar de 1964 é o tema da Conferência de abertura do semestre nesta segunda

21/03/2014 19:04

O professor Fernando Ponte de Sousa dará a conferência de abertura do Semestre, sobre os 50 anos do golpe militar de 1964 no Brasil. A conferência será nesta segunda,  24 de março, as 19:30h, no auditório do CFH.

Fernando Ponte de Sousa é professor aposentado do Departamento de Sociologia e Ciência política do CFH.  Tem graduação em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) , doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid(2010).  Na área de Sociologia desenvolve investigações com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, ditadura militar, direitos humanos, ,sociologia no ensino médio, crise e mundialização do capital. Suas atividades extensionistas envolvem questões urbanas e a participação comunitária; também desenvolve extensão relacionada à Sociologia no Ensino Médio e memória e direitos humanos.É coordenador do LASTRO (Laboratório de Sociologia do Trabalho), do LEFIS (Laboratório de Ensino de Filosofia e Sociologia) e da Editoria Em Debate.

E na terça, 25 de março, às 19:30h, no auditório do CFH, as atividades de abertura do semestre continuam com a palestra “O Oriente Médio em Ebulição”, com o Prof. Dr. Renato Costa (UNIPAMPA), com os debatedores Prof. Dr. Márcio Voigt (História/CFH/UFSC) e Khader Otman (Comunidade Árabe de Florianópolis).